segunda-feira, 1 de junho de 2009

Amadurecer


Amadurecer não é pressuposto básico para envelhecer. Ambas não caminham de mãos dadas necessariamente. São sentidos para a vida que nada tem em comum. Apenas é mais fácil envelhecer observando a vida, as experiências e ao crescer com elas, adquirir a tão sonhada maturidade.
Pensei se era hora de escrever sobre amadurecimento, pois ainda não cheguei aos trinta, e ainda não apelei ao Renew ...
Mas, aos vinte e sete anos, percebo em mim graus de maturidade que adquiri na medida em que vivi alguns fatos importantes e tantos outros desimportantes que me fazem crescer igualmente.
Primeiro espaço passível de análise é meu próprio comportamento externo. Não uso mais papel crepom como tinta no cabelo, nem saio desfilando camisetas de bandas de rock and roll duvidosas.
Bebo menos também, claro que muito se deve ao fato de o corpo não possuir o mesmo pique de antes, contudo, some-se a isso a busca pela excelência daquilo que realmente importa, como, estar com pessoas onde a cerveja não é mais o foco principal, mas um veículo de socialização cultural entre amigos já entrosados que gostam de falar sobre a vida.
O grupo de amigos ficou consideravelmente menor, e confesso que isso assusta. Como existem vários caminhos distintos para o amadurecimento, talvez estejamos todos tomando caminhos diferentes, por escolhas próprias de modo a sermos mais felizes.
Nesse mesmo caminho, alguns outrora apenas colegas, vão permanecendo e tornando-se cada vez mais indispensáveis em sua amizade, em sua presença.
O que sempre me assustou na idéia de amadurecer, era a idéia de perder aos poucos a identidade construída na adolescência. Mas a verdade, é que passamos toda a vida construindo nossa identidade no mundo. E ela, torna-se plural... Vamos somando experiências, somando idéias, imagens e pessoas.
Amadurecer não implica em perdas, mas em somas. Não tem linha de chegada, é sempre caminho, sempre travessia. Para amadurecer não é preciso abandonar ninguém, mesmo quando percebemos que fomos abandonados.
E perceber isso é tornar-se um pouco mais maduro.

2 comentários:

  1. Uma amiga blogueira (Bia Pontes) que completou 30 em maio fez um texto belíssimo sobre as mudanças que vem com a idade e terminou com uma sacada maravilhosa: "O que muda é a forma de mudar."
    Acho que tem a ver com o que vc diz aqui, amiga.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por seguir o meu blog, veja também:
    http://marcoszinho.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Tomou chuva e adorou!!!